segunda-feira, 17 de outubro de 2011

MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL DE CRAVINHOS "WLADIMIR CHAVES" - Considerações em resposta a um manifesto

Há exatamente um ano e quinze dias o prédio do Museu de História Natural de Cravinhos, encontra-se fechado. Apenas o prédio onde funciona o Museu, pois o trabalho itinerante vem sendo feito e executado sem prejuízo algum, sendo que neste mesmo período participamos de 06 exposições, nas cidades de: Jardinópolis, Ribeirão Preto, Caxambú e EMEB João Nogueira, além de  05 Cursos de Capacitação , o que significa que o MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL DE CRAVINHOS, encontra-se em atividade mesmo com seu prédio fechado temporariamente. Quanto ao prédio, segundo informações em reunião com o senhor Mario Luiz G de Figueiredo, sua instalação em 2004 foi PROVISÓRIA, com promessa de mudança, pois para abrigar seu acervo pessoal seria necessário um espaço maior e com mais segurança, o que não foi feito e o Museu continuou no mesmo local, com os mesmos problemas de goteiras, falta de espaço, enfim, infraestrutura.  A antiga administração municipal, se empenhou como pode no conserto de um problema aqui, outro ali e assim o tempo passou e o Museu continuou funcionando.
Quando assumimos a Secretaria da Cultura no exercício de 2009, dentre outros muitos problemas encontrados, o Museu era mais um, e por parte do senhor Mário queria que tudo fosse providenciado como passe de mágica, lembrando que desde 2004 se deparavam com os mesmos problemas.
Fizemos uma reunião primeira com a atual administração municipal e expomos todos os problemas, o qual se mostrou disponível para que na medida do possível fôssemos resolvendo os problemas existentes um a um.
Em seguida fomos brindados com a visita da então Museóloga do Estado de São Paulo – Drª Cecília Machado, que em uma reunião com os envolvidos, se colocou à disposição para nos ajudar a colocar o Museu de Cravinhos, “nos trilhos e em ordem”, pois ela acompanhava com afinco toda história e problemas do mesmo desde sua fundação.
Assim foi feito, acertamos detalhes de por onde começar e iniciamos  corrigindo a  impropriedade contida no Decreto de Criação do Museu, segundo Cecília Machado. Acompanhamos todas as etapas orientadas por ela e a partir daí pelo período de 8 meses passamos receber a visita de uma Assistente do SISEM, que a cada 2 meses se dirigia a Cravinhos, especificamente para acompanhar o desenvolvimento de nosso trabalho. Corrigimos o Decreto, fizemos o Regimento Interno,  regularizamos o cargo comissionado do Senhor Hugo, o qual estava em desvio de função e estamos providenciando a designação de  sua Diretoria e orientados ainda pelas Assistentes do SISEM, estamos realizando a catalogação dos animais, a separação de espécies, disposição dos cenários de forma adequada a que vinha sendo apresentada. Em relação a infraestrutura, tudo foi e continua sendo realizado de acordo com as Normas que nos foram passadas por eles, especialistas no assunto museu. Neste período também tivemos uma reunião com o Promotor de Justiça e tudo foi devidamente explicado e informado ao senhor Mário, que para acontecer tudo leva tempo e que seria de uma hora para outra que tudo se resolveria.
Foi e continua sendo graças a este incansável trabalho que estamos desempenhando de lá para cá que conseguimos gratuitamente o PLANO MUSEOLÓGICO (estimado em R$ 250 mil reais), entregue semana passada para a Secretaria da Cultura, o qual agora está sendo analisado e será colocado em prática, tudo de acordo e como manda a Lei e normas exigidas para seu pleno funcionamento.
A atual Administração Municipal muito tem se empenhado para que tudo dê certo e o prédio seja novamente aberto a visitação, com instruções e determinações do SISEM – Sistema Estadual de Museus. Quando o senhor Mário fala da deficiência da Educação brasileira, está coberto de razão,pois não exercitamos a competência eleitora de nossos cidadãos, caso contrário teriam acompanhado as notícias publicadas neste conceituado Jornal e, principalmente sobre os fatos abordados neste texto.
MARCIA FERNANDES DONATO
Secretária da Educação e da Cultura
Abril/2010 a 31/09/2011
MARIA FERNANDA MOLEZINI
Diretora da Cultura
08/09/2009 até a presente data

Nenhum comentário:

Postar um comentário